O Anglo, unidade de Itapira, desenvolve e organiza desde 2015, o projeto “Escola em Ação” - através da formação de grupos dispostos a desenvolver trabalhos voluntários, sob projetos, alinhados ao conteúdo curricular.
Público Alvo: Alunos do Ensino Médio.
Semana do Meio Ambiente
Período da ação: De 1 a 30 de junho de 2017.
Responsáveis pelo projeto: Beatriz Stolf e Mariana Peres.
O tamanho das ameaças pede grandezas de atitudes.
Espelhar-se, incluir-se e entender-se como parte do Meio Ambiente. Romper barreiras entre o “eu – urbano” e o “ambiente verde”. Redescobrir o sentimento de pertença ao Meio Ambiente como um todo. Os efeitos são diferentes aqui e em todas as partes do planeta – degradação do solo, efeito estufa, aquecimento global entre outros, mas a causa é a mesma: os hábitos humanos e seu modo de vida, o sistema econômico que levou a sociedade a seguir caminhos e a construir realidades não sustentáveis. Nossa ideia é sensibilizar a comunidade escolar de que passos, mesmo que pequenos e locais, podem ser o início de um novo capítulo.
Reflexões sugeridas aos alunos:
Levantamento de sugestões de novos direcionamentos para o lixo de suas casas e no bairro em que vivem e também quanto a atitudes que suas famílias poderiam tomar em relação ao desperdício de comida e outros materiais.
O significado dos 5 Rs da Sustentabilidade:
1- REPENSAR
Antes de efetuar qualquer compra, reflita se é realmente necessária tal aquisição, se você não está comprando por impulso. Talvez você até consiga reaproveitar algo que já possui. Avalie quais danos esse produto causa ao meio ambiente ou à sua saúde.
2 – RECUSAR
Recuse produtos que vêm em embalagens de plástico, prefira as recicláveis de outros materiais, como as de vidro e de metal ou as biodegradáveis. Utilize ecobags ao invés de usar a sacolinha plástica do mercado. Prefira as mercadorias de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente.
3 – REDUZIR
Reduza seu consumo. O barato às vezes sai caro, por isso adquira produtos de qualidade e com maior durabilidade. Outras formas de reduzir são: preferir alimentos a granel ( para a utilização de recipientes que não sejam descartáveis), utilizar lâmpadas LED, usar pilhas recarregáveis, etc. Dessa forma, além de economia, reduz-se o lixo.
4 – REUTILIZAR
Dê uma nova vida para materiais que já foram utilizados. Doe roupas que você não usa mais, conserte o que estiver quebrado como eletrodomésticos e móveis. Use sua criatividade: resíduos de plásticos, papéis, metal, madeira, entre outros, podem ser utilizados no artesanato transformando-se em lindas peças de decoração.
5 – RECICLAR
Faça uma coleta seletiva na sua casa; assim seus resíduos serão reciclados e transformados em outros produtos. Ao reciclar, economiza-se energia, recursos naturais, contribui-se para a redução da poluição e prolonga-se a vida útil dos aterros sanitários.
Fase 1 – Sensibilização
Apresentação de vídeos para sensibilização sobre o tema:
1. A Cúpula da Terra – Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento:
https://www.youtube.com/watch?v=hraPn_XFgg8
2. A Terra em 100 anos – Terra 2100 – Discovery Channel Documentary
https://www.youtube.com/watch?v=N0dT__3wmjQ
3. Produção e consumo sustentável: Você sabe o que é?
https://www.youtube.com/watch?v=FDUXQTY3X9Y
4. Aprenda os 5 r´s
http://nurseryrhymes.pw/watch/vVyxTngqjsE/sustentabilidade-e-os-cinco-r-s
5. Curta-metragem documentário de Jorge Furtado: “Ilha das Flores” – 1989
https://www.youtube.com/watch?v=xEd5fHl4-IQ
6. Carta escrita em 2070 D.C. um exercício de imaginação, que está para além da ficção. O que é mostrado é preocupante por vermos que, diariamente, desperdiça-se um recurso tão importante e que não é inesgotável. O que acontecerá com nossos filhos e os filhos de nossos filhos se não tomarmos nenhuma atitude?
https://www.youtube.com/watch?v=jUpVH-hjcdo
Fase 2 – Desenvolvimento
Perguntas norteadoras:
Questões como essas são um bom começo para se debater a conservação do meio ambiente. Pesquisem alternativas que aliem preservação ambiental e combate às desigualdades. As informações encontradas podem ser socializadas através da produção de: cartazes; painéis; instalações; infográfico (com linha do tempo).
Sugestão de temas:
Produção de um infográfico a partir do vídeo Carta do Ano 2070 – advertência à humanidade – precisamos cuidar do meio ambiente como cuidamos de nós mesmos.
Tragédia em Mariana - produção de um infográfico a partir da pesquisa sobre o rompimento das barragens da SAMARCO na cidade de Mariana – impacto ambiental e medidas tomadas depois do acidente.
Fase 3 – Práticas
Coleta seletiva/ destino:
Lacres – Lar São José.
Óleo usado – Casa da Criança.
Lixo eletrônico e apostilas: Ascorsi.
Pilhas – Supermercados Antonelli.
Fase 4 – Encerramento
Em nossa sociedade, o consumo é estimulado de diferentes formas. Apelos mercadológicos e propagandas que ditam, inclusive a nossa forma de organização social nos induzem ao consumo sem reflexão. No entanto, todos aqueles que consomem, muito ou pouco, participam da inevitável produção de resíduos, comumente chamados de lixo.
A ideia é destacar que questões relativas a como os hábitos de consumo podem interferir na vida do planeta, bem como sobre as possíveis ações para se minimizarem os danos causados pelo homem.
Assim, seguimos nossa jornada em busca da NATUREZA que perdemos - como diria o mestre Fernando Pessoa, enquanto guarda rebanhos:
Creio no mundo como num malmequer, porque o vejo. Mas não penso nele porque pensar é não compreender...o mundo não se faz para pensarmos nele ( pensar é estar doente dos olhos), mas para olharmos para ele e estarmos de acordo. Eu não tenho filosofias, tenho sentidos... Amar é a eterna inocência, e a única inocência é não pensar, mas viver.
Referências:
Como cuidar de nossa casa comum – Leonardo Boff
www.cartamaior.com.br/includes/controller.cfm?cm_conteudo_id=34302
COLDPLAY UP E UP
https://www.youtube.com/watch?v=BPNTC7uZYrI
A constituição e o Supremo Tribunal Federal lwww.stf.jus.br/arquivo/cms/publicacaolegislacaoanotada/anexo/completo.pdf
Preceitos Fundamentais para a Gestão da Educação Ambiental – MEC
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/meioambi.pdf