Projeto de Leitura 1º ano

PROJETO DE LEITURA PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

No 1º bimestre, trabalharemos o Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente. Sugeri a edição da editora Ateliê Editorial que é bem trabalhado e com glossário para as palavras mais complicadas. A história e a análise que faremos em sala de aula serão cobradas nas duas provas do bimestre, além de um trabalho em grupo feito sobre a peça de teatro.

Na internet é possível baixar em pdf pelo site:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1815

No 2º bimestre, trabalharemos 3 contos. O primeiro é o conto O espelho de Machado de Assis que está disponível em diversos livros de antologia de contos. Originalmente ele saiu no livro Papéis Avulsos. O conto Amor de Clarice Lispector se encontra no livro Laços de Família. O conto Negrinha de Monteiro Lobato é do livro de mesmo nome.

O espelho

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1948

Amor

http://www.releituras.com/clispector_amor.asp

Negrinha

http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/negrinha-de-monteiro-lobato

 

Pedi para que os alunos imprimissem os contos para trabalharmos em aula. Depois, cada conto será cobrado como matéria das duas provas do bimestre.

No 3º bimestre, o livro é o Maus - Art Spielgeman e a editora é a Companhia das Letras. É a edição com a história completa. O livro será cobrado nas duas provas do bimestre e também faremos um trabalho em grupo sobre memória e história.

No 4º bimestre, o livro escolhido é o Capitães da Areia de Jorge Amado. A edição mais em conta é da Companhia de Bolso, mas pode ser qualquer edição que se tenha em casa ou na biblioteca. O livro será trabalhado e analisado e depois cobrado nas duas provas do bimestre.

Atenciosamente,

Professor Pedro Rosário.

Disciplina: Literatura.